APRESENTAÇÃO

O Consórcio Latino-Americano de Pós-Graduação em Direitos Humanos foi criado em 2008, por iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com apoio da Fundação Ford, objetivando promover a cooperação científica no campo do ensino e da pesquisa em direitos humanos. Atualmente, o Consórcio está formado por 15 universidades de 7 países: Pontificia Universidad Católica del Perú, Universidad Austral de Chile, Universidad de Buenos Aires, Universidad Externado de Colombia, Universidad Iberoamericana, Universidad Nacional de Asunción, Universidad Nacional de La Plata, Universidad Nacional de Lanús, Universidade de Brasília, Universidade de Fortaleza, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Universidade Estadual Paulista, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Goiás e Universidade Federal do Pará, que responde pela Secretaria do Consórcio.

Além da reunião de organização da rede, ocorrida na Universidade Federal do Pará, de 13 a 15 de dezembro de 2007, o Consórcio Latino-Americano já realizou as seguintes atividades:
a) I Seminário (Universidade Federal do Pará, 27 a 29 de agosto de 2008)
b) I Reunião de Trabalho (Pontificia Universidad Católica del Perú, 18 a 19 de junho de 2009)
c) II Reunião de Trabalho (Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 19 a 20 de agosto de 2010)
d) II Seminário (Universidade Federal da Paraíba, 7 a 10 de dezembro de 2010)
e) III Reunião de Trabalho (Universidad Austral de Chile, 18 a 21 de maio de 2011)
f) III Seminário (Universidade de Brasília, 28 a 30 de março de 2012)
g) IV Seminário (Universidade de Fortaleza, 28 a 31 de agosto de 2013)
h) V Seminário (Universidad Nacional de Asunción, 26 a 28 de novembro de 2014)

Desde 2016, o Consórcio Latino-Americano desenvolve o projeto “Políticas de Regulación de las Empresas Transnacionales por Violaciones a los Derechos Humanos en América Latina”, que objetiva identificar, em uma perspectiva comparada latino-americana, propostas de regulação nacional para a prevenção, controle e reparação dos impactos provocados pela cadeia produtiva da mineração sobre os direitos humanos.

Além dessas atividades, várias universidades do Consórcio participaram, no período de 2012 a 2014, da Red Derechos Humanos y Educación Superior, financiada pelo Programa ALFA, da Comissão Europeia, que teve como objetivo a melhoria da qualidade, pertinência e acessibilidade da educação superior na América Latina em matéria de direitos humanos.

As publicações resultantes dos trabalhos do Consórcio Latino-Americano podem ser acessadas aqui. O Consórcio edita também a revista eletrônica Hendu – Revista Latinoamericana de Derechos Humanos, publicada em português e espanhol e aberta ao envio de trabalhos por meio do sistema OJS. .